sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Meus Colegas de Quarto

Após a cirurgia fiquei aproximadamente uma hora na sala de observação, logo fui levado para a enfermaria onde ficaria por mais 5 dias. Lá conheci grandes figuras, verdadeiros personagens da negligência e descaso com os menos favorecidos, contudo foram exemplos de vida e esperança.
Nosso primeiro personagem, que chamarei de RP para preservar sua identidade, cujo nome é a mistura de três outros nomes, tipo aqueles nomes de protagonista de novela mexicana, ele estava esperando por uma cirurgia no Fêmur, a segunda, pois não respeitou o período de repouso da primeira e acabou prejudicando a calcificação dos ossos.
Ele parecia está em um hotel, pois passava o dia passeando, assistindo televisão, saindo pra fumar, só era visto nas refeições. Detalhe, tudo isso na cadeira de rodas, que era o carro dele, o bem mais precioso de sua vida. Um dia ele acordou e a cadeira de rodas não estava no quarto, o que o fez chorar feito criança, e de fato era uma criança, não tinha maldade nenhuma no coração.

O Outro colega tem um nome bem comum, porém seus problemas eram complexos, ele levou uma adolescência promíscua, efêmera e inconsequente, fazendo uso de drogas e ignorando qualquer aviso de perigo dos pais, o pior é ele possuía uma doença nos rins e não sabia, quando descobriu já era tarde, os rins não trabalhavam mais e ele teve que começar a fazer hemodiálise três vezes por semana. Devido ao conjunto desses problemas ele perdeu muito cálcio e seus ossos ficaram fracos, um dia ao se levantar da cama fraturou o fêmur, fez a cirurgia, mas quando estava em recuperação foi se levantar para ir ao banheiro com a ajuda o pai, mas quando colocou força na perna "boa", fraturou o outro fêmur.

E ali estava, esperando melhorar da anemia para fazer a cirurgia do outro fêmur, tudo isso enquanto Esperava uma vaga para o transplante de rins, a doadora será a irmã. Parece ter só desgraças na vida desse personagem, eu mesmo não teria tanta força, mas o cara é muito gente boa, com um bom humor fora de sério, um exemplo de vida. Um fato engraçado nele, era durante as noites, eu geralmente tinha insônia e ficava acordado olhando pro teto, dai nosso colega de repente acordava, ficava sentando rapidamente e começava a falar, era difícil entender o que ele falava, mas um dia consegui entender, ele acordou, sentou e disse: quem pegou o meu lençol? Quem foi? Eu vi seu safado, venha pegar, venha?! Depois disso ele deitou e voltou a dormir. Confesso que nas primeiras vezes tinha medo, pelo susto, claro. Mas depois me acostumei e comecei a me divertir com isso. Quando contava pra ele, ele negava, mas rimos bastante desse e de outras histórias sobre as nossas vidas, umas mais sofridas, verdade, mas todas querendo um bem comum, a saúde.

Um comentário:

  1. Car...quanta desgraça nesse mundo...
    Dá uma agonia ler isso, e alívio ao mesmo tempo por ter saúde, e uma vida melhor.
    A vida é assim, né, uma hora tanta alegria, de repente, tanto sofrimento...fazer o que?

    Torcendo aqui por vc!
    bjo.

    ResponderExcluir