domingo, 28 de março de 2010

Arrependimento

Não tenho mais quem culpar, acho que já usei todos, e com isso, consigo me afastar deles, dos que verdadeiramente me amaram. Hoje, como em todos os outros dias, não consegui pensar com sanidade, nem ao menos com gratidão e me precipitei, cometi mais um erro, ato tão comum na minha vida, que já desacredito se poderei um dia fazer a coisa certa.

Tenho tanta pena de mim que me odeio por isso, pois sempre julguei o resultado da minha vida como produto do meio, mas não sei se estou certo, se a culpa disso tudo não foi única e exclusivamente minha, da minha falta de atitude, ou o excesso dela (de forma prematura e inconsequente).

Odiei as pessoas erradas, amei as pessoas erradas, me dediquei a quem quis me usar e negligenciei que queria apenas minha atenção, não consigo ver o óbvio, minha hereditária decepção com a vida e as pessoas me cegou, só tenho ódio, angústia e dor dentro de mim, mas sinto que não tenho motivos pra tudo isso.

Talvez se pudesse ver as coisas, a vida, as pessoas com clareza, enxergasse uma vida boa, pelo menos razoável. Mas pelo contrário, só me lamento por estar onde estou, por ser quem eu sou. Sempre achei que deveria estar em outro lugar, ser outra pessoas, pois se “outros” não tivessem cometido alguns erros, tudo seria diferente.

Sinto inveja de quem teve um pai presente e carinhoso, eu não tive. Sinto inveja de quem perdeu o pai cedo, mas pode ao menos se beneficiar do que ele deixou, eu não pude. Sinto raiva de quem valoriza as coisas e não as pessoas, mas acho que só sinto isso, porque só tenho as pessoas (pelo menos aquelas que não cobram nada por isso).

Sinto um arrependimento tão grande pelas coisas que faço, que acho que já dei vida a ele, que é esse ser, o “arrependimento”, que me visita, me causa dor, me maltrata e me faz maltratar as pessoas com minha teatral dureza e frieza, quando na verdade sou um poço de sentimentalidades baratas, um homem que chora escondido como a mais manhosa das crianças, mas não tem coragem de revelar a ninguém.

Por falar em arrependimento, já estou extremamente arrependido de ter escrito isso, pois por mais que saiba que poucas pessoas (mais importantes) lerão, farei com que sintam pena de mim, e a pena é um sentimento ardoroso, pontiagudo e impiedoso, que me deixará ainda mais triste, rancoroso e infeliz.

2 comentários:

  1. Caro amigo,

    Não acho que existam motivos para se ter pena de ti. Muito pelo contrário: olhando por um outro prisma (que nesses momentos sombrios pelos quais você passa não lhe deixa enxergar um palmo a sua frente), me orgulha ter um amigo que sabe expressar seus sentimentos com tamanha clareza, dizer exatamente e com riqueza nos detalhes o que está se passando em sua vida e, mesmo em metáforas, conseguir fazer-se entender.

    Parafraseando seu texto, isso me inveja...

    Talvez a solução para este seu "fracasso" ('aparente fracasso' seria mais apropriado, visto que a vida é feita de altos e baixos - como você mesmo disse, nossos poucos altos são conquistados com muita luta e suor e, sim, TODO SUOR, TODO RESULTADO VALE A PENA, MESMO QUE SEJA PEQUENO, POIS ENFIM, SURTE RESULTADO POSITIVO) seja investir mais em você, fazer o que você sabe melhor, se dedicar mais aos seus textos, seus pensamentos, apresentá-los a quem possa ajudá-lo a atingir mais altos - mesmo que ainda sejam poucos, porém ALTOS.

    Por fim, gostaria de expressar uma certa mágoa contigo, visto que está tendo uma atitude de certa forma "covarde", agindo com "a pequena empresa em expansão", como a "matriz" agiu com as "filiais". Que Deus ajude a uma das pessoas que Ícaro mais admira - e muitos de nós, reles leitores deste grande escriba - a fazer com que seu fruto ganhe asas, conquiste o mundo e, quem sabe, o seu sucesso de criação seja todo refletido neste pequeno ser e um dia você poderá falar: "VALEU A PENA" !

    Beijos no seu coração.
    BB e família.

    ResponderExcluir
  2. Não tenho pena, só desejo que saia dessa. Sei como é sentir-se assim, já tive depressão, passei maus bocados. Mas consegui, e vc tb vai.
    Pense em Ícaro, e faça por ele. Eu fiz por Gabi.
    Bjo grande em vc e na família.

    ResponderExcluir